A abordagem artística é para nós, a abordagem de vida que temos quando abraçamos um desafio. O início torna-se o momento mais emocional em que, no universo da criatividade tudo é possível alcançar.

Este é o espírito que nos acompanha na nossa existência. Centrar o homem, no contexto do que produzimos é não só inevitável como obrigatório. A nossa vida artística, tem conduzido a que, o nosso trabalho conviva, como se exposto numa galeria permanente, com uma grande diversidade de diferentes nacionalidades e culturas.
Esse contacto, advém do facto de, uma parte significativa do nosso trabalho se encontrar em muitos hotéis nacionais e internacionais.

Estar “presente” é o que a arte necessita, tanto para “ter um papel” como para “ser julgada”.
 


SOFIA courteilles MIGUEL pinho
  A Actividade profissional de Sofia Courteilles e Miguel David Pinho iniciou-se através da formação em Arquitectura de ambos, e Artística no âmbito da Pintura e Azulejaria de Sofia Courteilles e Fotográfica de Miguel David Pinho. Assim, unindo a actividade artística e a arquitectónica desenvolveram um trabalho inovador em equipe, presente actualmente tanto em projectos nacionais como internacionais.

A capacidade especial, de trabalho conjunto, levou a que os desafios artísticos que surgiram desde o ano de 2000, dessem início a uma nova fase na vida profissional de ambos, em que também a reciclagem e reutilização de objectos e materiais variados pontuou um percurso criativo na execução de obras de arte e de intervenções artísticas diversas e inovadoras.

O objectivo desde sempre de ambos, de integrar a arte no início da concepção do projecto arquitectónico, na arquitectura de interiores e na decoração, conduziu a que o projecto e conceito de trabalho que desenvolveram, ”Art In Architecture”, se tenha afirmado, indo cada vez mais longe, tanto do ponto de vista criativo, visível por exemplo no Hotel Mercure Gaia em 2003, como também na capacidade técnica demonstrada na construção de Intervenções Artísticas arrojadas, em 2012, no átrio do Hotel Myriad em Lisboa, Portugal.
 
     
“ÊTRE LÀ”, LE SEUL BESOIN DE L’ART POUR POUVOIR « JOUER UN RÔLE », POUR POUVOIR «ÊTRE JUGÉE».
 
  O conceito “Art in Architecture” pretende ir mais além, e imprimir uma nova abordagem na reflexão Artística e Arquitectónica. Sendo um conceito evidenciado através de vários projectos já realizados pretende alcançar novos “patamares” e ter um contributo mais vasto na vida em sociedade.
O projecto artístico, baseado no conceito do Vinho do Porto em 2003, para o Hotel Mercure Gaia para o Grupo ACCOR/AMORIM, define o início de um percurso de trabalho artístico que irão desenvolver daí para a frente. É a “pedra de Toque” no conjunto dos trabalhos criativos que desenvolvem tanto em Portugal como no exterior.

Em 2011, Sofia Courteilles e Miguel David Pinho, após o convite que receberam, e no âmbito do conceito temático apresentado ao grupo SANA/AZINOR, e tendo já vários projectos executados para este grupo desde 2004, idealizam e desenvolvem um trabalho extenso para o EPIC SANA Luanda, empreendimento Hoteleiro do grupo, na cidade de Luanda em Angola. Utilizando várias técnicas de expressão artística, o trabalho que desenvolveram explora através de uma interpretação contemporânea, a natureza Africana e a arte étnica, no âmbito dos adornos africanos e está presente desde a recepção, aos quartos, passando pelas suites presidenciais, e na administração entre outros.

Após este projecto em Luanda e a convite do mesmo grupo SANA/AZINOR, e com um vasto trabalho de pesquisa artística desde 2006, desenvolvem as obras de arte para o conceito temático artístico do Hotel MYRIAD, em 2012, no Parque das Nações em Lisboa, Portugal. 
Neste hotel, a criatividade associa-se à capacidade técnica e expressa-se na obra de arte “Navegar é preciso…Viver“ composta por um conjunto de cinco peças - “Medusas iluminadas“ suspensas em 70 metros de altura no átrio do Hotel. Igualmente se pode observar a peça “World“ na recepção como um “origami de vidro e espelho“, o painel de Azulejaria “Anyma“ no lobby do hotel, e ainda a pintura na suite presidencial entre outras obras de arte da autoria dos dois. Neste hotel emblemático, a presença artística é marcante e destaca-se no espaço de Arquitectura Interior.
Trabalham, habitualmente para clientes Nacionais e Internacionais.

A intervenção arquitectónica e artística individual de cada um está presente em várias habitações particulares, coleccionadores e entidades em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Quinta da Penha Longa em Sintra, no Pine Cliffs/Sheraton no Algarve e no BAI em Lisboa entre outros. No curriculum individual de cada um, pode ler-se mais detalhadamente a actividade profissional.

Projectos Artísticos desenvolvidos para Hotéis:

EPIC SANA ALGARVE Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2013
EPIC SANA LISBOA Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2012/2013
MYRIAD by SANA Hotels - GRUPO SANA HOTELS - PARQUE DAS NAÇÕES – 2012
AZINOR – SEDE DO GRUPO AZINOR - PARQUE DAS NAÇÕES - 2012
EPIC SANA LUANDA Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2011 
Hotel MERCURE LISBOA - GRUPO ACCOR - 2011
SANA SESIMBRA Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2010/2011
SANA RENO HOTEL - GRUPO SANA HOTELS - 2010
SANA EXECUTIVE Hotel - GRUPO SANA HOTELS – 2007/2009
ALMADA BUSINESS Hotel - PRAGAL – 2008/2009
SANA CAPITOL Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2008/2009
MAR BRAVO- RESTAURANTE - PARTICULAR - 2008/2009
HOTEL PRAIA - NAZARÉ - PARTICULAR - 2006/2007 
SANA METROPOLITAN Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2006/2009
INTERNACIONAL DESIGN Hotel - PARTICULAR - 2006/09
Hotel NOVOTEL LISBOA – GRUPO ACCOR - 2005 /2009
Hotel PRÍNCIPE da BEIRA - FUNDÃO - PARTICULAR - 2004/2005
SANA MALHOA Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2004
SANA LISBOA Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2004
Hotel SOFITEL Lisboa - GRUPO ACCOR - 2003 
Hotel MERCURE GAIA - GRUPO ACCOR - 2002/2003 
SANA ESTORIL Hotel - GRUPO SANA HOTELS - 2002
Hotel MARQUÊS de POMBAL - PARTICULAR - 2000 e 2009

Principais Clientes:
Grupos SANA/AZINOR, ACCOR/AMORIM, MILLENNIUM/BCP, BPA, PROET/LT-Grupo EDP; CML-Câmara Municipal de Lisboa; CMC-Câmara Municipal de Cascais; RTP-Rádio Televisão Portuguesa,LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Fundação Calouste GULBENKIAN , GALP Energia; E.S.E.S.V.P - Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo; TMN-Telecomunicações Móveis Nacionais; CP-REFER-Caminhos de Ferro Portugueses; UIP-Pine Cliffs, SHERATON Algarve; BAI-Banco Angolano de Investimento; Multirent; Dismarket; SAG-Soluções de Automóveis Globais; APL-Administração do Porto de Lisboa; Consulgal,Lda; Transmark; Mottconsult; Intergaup; SN-Siderurgia Nacional; ALELUIA,SA; DELOITTE Consulting entre outros.

Atelier Sede - Rua Nova do Loureiro, 37 - 3ºDto e R/Ch-Esq | 1200-293 Lisboa - Portugal
T: +351213420416 - +351962592272 
sofia.courteilles@gmail.com - miguel.dpinho@gmail.com
www.innovatingideas.net